Falando sobre o que é cultura.


O que é Cultura?

De forma bem simples, podemos dizer que cultura é o modo de vida de cada pessoa ou grupo em determinada sociedade.
Todas as pessoas possuem um estilo de vida (maneira de falar, de se vestir, comidas preferidas, tradições) e esse estilo de vida é a sua cultura.

Pessoas sem cultura?

De forma nenhuma podemos dizer que há pessoas sem cultura, pois isso significaria dizer que elas não tem um estilo de vida.
O que acontece é que muitos confundem conhecimento acadêmico (estudos) como sendo cultura.
\mas um analfabeto, que vive à beira de um rio e exclusivamente da pesca, tem uma cultura (estilo de vida) que lhe ajuda a viver naquele local. Outra pessoa, doutora (em química, por exemplo), tem uma cultura (estilo de vida) que lhe ajuda a viver no meio em que escolheu viver.
O doutorado desta última seria praticamente inútil para uma vida de pescador, assim como seria praticamente impossível o analfabeto viver no meio acadêmico e de produção de conhecimento científico. Cada cultura serve para o seu local

Existe cultura que é melhor que outra?

As pessoas tendem a dizer que a cultura do branco é melhor que a do índio. Isso não é verdade.
Não há cultura que é melhor ou pior que outra, mas cada uma serve para o local onde ela foi criada.
Nós não conseguimos viver sem o computador, mas o índio consegue. O índio pode não conseguir viver sem caçar com o seu arco e flecha, mas nós temos o mercado pra fazer compras e por isso conseguimos.
Cada ferramenta criada só tem sentido para o local onde foi criada. Por isso não podemos dizer que os índios são inferiores a nós só porque eles querem viver na selva. É o estilo de vida que eles escolheram e, para tal, criaram vários métodos e ferramentas que só servem lá.

Muito interessante!

O engraçado disso tudo é que dentro de um país, como o Brasil, pode existir várias culturas.
Apesar de sermos todos brasileiros, é inevitável perceberemos que um gaúcho conversando com um baiano mostra que somos muito diferentes, culturalmente falando.
Temos o mesmo idioma, mas dependendo do local uma mesma palavra pode ter vários outros sentidos.
Somos todos brasileiros, mas no sul existem festas que não tem muita lógica lá no norte, e vice e versa. Já pensou os gaúchos fazendo a festa do “bumba meu boi”? Ou os nordestinos tomando chimarrão às três horas da tarde?
Isso é a diversidade cultural acontecendo dentro de um mesmo local.
Agora já pensou como essa diversidade pode ir além se um baiano casa-se com uma gaúcha e resolvem morar no Rio de Janeiro? Como serão seus filhos? Que cultura terão? Serão gaúchos, bainos ou cariocas? Ou um pouco de cada coisa? Interessante, né?

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente explicação!! É exatamente o que eu penso! Parabéns!!

Evelyn Costa de Moraes disse...

Ótimo texto!!!

Unknown disse...

Oi linda