Quem foi Émile Durkheim?


Porque ele é tão importante para a Sociologia?

Foi um dos primeiros a dizer como é e como funciona a sociedade.
Ele é considerado o Pai da Sociologia porque foi ele quem criou as regras de como se trabalhar cientificamente com a Sociologia. Elas estão descritas no seu livro “As regras do método sociológico”.
Foi ele quem disse que a Sociologia deve estudar dos chamados “Fatos Sociais”, que são acontecimentos:
a) Coletivos – que existem ou são feitos pela maioria. Exemplo: a maioria acha que saia (moda) é coisa pra mulher;
b) Coercitivos – que exercem certa obrigação em nós. Exemplo: se um homem quer se vestir de forma contrária ao que a maioria pensa (como o caso da saia ser coisa de mulher), sofrerá uma pressão dos demais;
c) Exteriores aos indivíduos – que o fato existe independente de um ou outro indivíduo ser contra. Exemplo: mesmo que um, ou alguns homens, queiram desafiar a maioria e passar a usar saia, isso não vai mudar o que pensa o coletivo maior que determina que saia é pra mulher.

Funcionalista:
Durkheim é uma pessoa funcionalista, e isso significa que na sociedade tudo deve cumprir uma determinada função para a saúde do todo.
Ou seja, para ele a Sociedade seria como um corpo humano, onde cada parte, ou órgão, deve cumprir sua função para a saúde do corpo.
Seria mais ou menos assim:
a) Os rins, do corpo humano, separam o que é bom do ruim e eliminam o ruim pela urina.
a1) A polícia seria o órgão da sociedade comparado aos rins. Ela deve prender o que for ruim e tirar de circulação da sociedade, deixando livre apenas o que for bom.

b) O cérebro é o que comanda o corpo humano todo.
b2) O Governo é o cérebro da sociedade. Se o governo for mau, todo o corpo da sociedade padecerá.

c) O Pulmão é por onde entra o “gás” que sustenta o corpo humano.
c1) A Escola/Educação tem a responsabilidade de dar um “gás” na formação dos indivíduos para que tenhamos uma sociedade com futuro.

d) Os órgãos reprodutores do corpo ajudam a perpetuar a espécie humana.
d1) A Família é responsável não só pela reprodução humana, mas também pela reprodução de caráter.

Já pensou se a polícia não prender, e o governo não governar, e a escola não educar/formar, e a família não reproduzir caráter de bem em seus membros, como seria a saúde da sociedade?


Tudo tem a ver com a sociedade:
Para ele até o suicida é influenciado pela sociedade. Segundo ele, podemos dizer que nós somos aquilo que a sociedade é, pois ela é quem nos molda.
Dito de outra maneira, quando nascemos não sabemos nada. Mas enquanto vamos vivendo na sociedade, vamos tomando o seu jeito (costumes, gostos, comida, roupas, idioma etc.)
É por isso que em cada lugar temos pessoas tão diferentes, mesmo dentro de um mesmo país.
O Gaúcho é brasileiro como o Baiano é. Mas cada um é do jeito que foi ensinado em sua cultura local, ou sociedade local.
Mas voltando ao suicídio, Durkheim disse que ele acontece impulsionado pela sociedade:
Ele classificou os suicídios em três categorias:
a) Altruísta – é aquele que se mata voluntariamente por uma causa. Os homens bombas, por exemplo. Eles são educados em sua sociedade que morrer sendo mártir é muito bom.

b) Egoísta – É apessoa que não quer saber mais da sociedade. Se cansou dela e quer sumir do mapa para resolver o seu problema. Esse é chamado de egoísta justamente porque não está pensando em ninguém, mas em si mesmo. Quer resolver o seu problema desligando-se da sociedade, sem pensar em quantos outros problemas vai estar criando, inclusive para sua família.

c) Anômico – Esse acontece quando a sociedade não lhe acolhe como deveria. Os laços dos que poderiam envolver o cidadão desaparecem. Isto significa que a sociedade falhou geral, que a igreja, a família, a escola e tudo mais o abandonou em sua angústia.

Falando sobre o que é cultura.


O que é Cultura?

De forma bem simples, podemos dizer que cultura é o modo de vida de cada pessoa ou grupo em determinada sociedade.
Todas as pessoas possuem um estilo de vida (maneira de falar, de se vestir, comidas preferidas, tradições) e esse estilo de vida é a sua cultura.

Pessoas sem cultura?

De forma nenhuma podemos dizer que há pessoas sem cultura, pois isso significaria dizer que elas não tem um estilo de vida.
O que acontece é que muitos confundem conhecimento acadêmico (estudos) como sendo cultura.
\mas um analfabeto, que vive à beira de um rio e exclusivamente da pesca, tem uma cultura (estilo de vida) que lhe ajuda a viver naquele local. Outra pessoa, doutora (em química, por exemplo), tem uma cultura (estilo de vida) que lhe ajuda a viver no meio em que escolheu viver.
O doutorado desta última seria praticamente inútil para uma vida de pescador, assim como seria praticamente impossível o analfabeto viver no meio acadêmico e de produção de conhecimento científico. Cada cultura serve para o seu local

Existe cultura que é melhor que outra?

As pessoas tendem a dizer que a cultura do branco é melhor que a do índio. Isso não é verdade.
Não há cultura que é melhor ou pior que outra, mas cada uma serve para o local onde ela foi criada.
Nós não conseguimos viver sem o computador, mas o índio consegue. O índio pode não conseguir viver sem caçar com o seu arco e flecha, mas nós temos o mercado pra fazer compras e por isso conseguimos.
Cada ferramenta criada só tem sentido para o local onde foi criada. Por isso não podemos dizer que os índios são inferiores a nós só porque eles querem viver na selva. É o estilo de vida que eles escolheram e, para tal, criaram vários métodos e ferramentas que só servem lá.

Muito interessante!

O engraçado disso tudo é que dentro de um país, como o Brasil, pode existir várias culturas.
Apesar de sermos todos brasileiros, é inevitável perceberemos que um gaúcho conversando com um baiano mostra que somos muito diferentes, culturalmente falando.
Temos o mesmo idioma, mas dependendo do local uma mesma palavra pode ter vários outros sentidos.
Somos todos brasileiros, mas no sul existem festas que não tem muita lógica lá no norte, e vice e versa. Já pensou os gaúchos fazendo a festa do “bumba meu boi”? Ou os nordestinos tomando chimarrão às três horas da tarde?
Isso é a diversidade cultural acontecendo dentro de um mesmo local.
Agora já pensou como essa diversidade pode ir além se um baiano casa-se com uma gaúcha e resolvem morar no Rio de Janeiro? Como serão seus filhos? Que cultura terão? Serão gaúchos, bainos ou cariocas? Ou um pouco de cada coisa? Interessante, né?

A história das coisas.


De onde vem os produtos que nós usamos?
O seu celular, a caneta, o computador, o carro, a roupa, as sacolas de plástico, enfim tudo o que usamos, vem de onde?
Não existe mágica. Tudo foi criado a partir de uma matéria-prima extraída do nosso planeta.
Você já assistiu o vídeo “A história das coisas”? Se não, veja no linck “Mais vídeos” e veja que tudo é extraído dos recursos naturais.
E o que isso significa?
Que quanto mais consumimos, desenfreadamente e sem cuidarmos com o lixo e a reciclagem, estaremos ajudando a destruir o planeta.
Sabia que nos últimos 30 anos, com o aumento do consumo, mais de 30% dos recursos do planeta foram “detonados”? Se continuarmos nesse ritmo, em mais 60 anos “acabou-se o que era doce”!
E pra onde vamos? Pra lua? Marte?
O que podemos fazer para não ajudarmos com esse processo de destruição do planeta?
Como podemos conciliar desenvolvimento e meio ambiente sustentável?

Dia da Mulher! Por que essa comemoração infeliz?


DIA DA MULHER?  COMEMORAÇÃO INFELIZ?
Creio que a resposta seria a mesma do por que existe o “dia da consciência negra”?
Veja. Se existe um dia pra lembrar algo, significa que esse “algo” que é lembrado em tal dia, em algum momento do passado, ficou totalmente esquecido ou menosprezado.

Já reparou que não há “dia do homem” ou “dia do branco”? Também pudera, tanto o homem, como o branco, dominaram tudo na sociedade e, não em poucas vezes, subjugaram o negro e a mulher.


Essa data é VERGONHOSA para os homens que são conscientes.

CLIQUE NO CONTEÚDO AO LADO E VEJA POR QUÊ? >>>

O dia 08 de Março é uma vergonha para os homens.


O dia 08de março é uma data vergonhosa para os homens. 

Se eles tivessem considerado a mulher como ser importante na sociedade, como era pra ser desde o princípio da criação do homem, não haveria necessidade dessa “comemoração” infeliz. E o mesmo digo em relação ao dia da “consciência negra”.

Percebam que quando Deus fez o homem e a mulher (pois eu creio assim), primeiro ele fez o homem. E enquanto ele dormia Deus fez a mulher de uma das costelas do homem.

Veja que costela é um membro lateral (do lado) do nosso corpo. Penso que era pra mulher continuar a estar do lado do homem, como companheira, e não como escrava.

Se fosse pra ela mandar no homem, talvez Deus tivesse feito a mulher de um pedaço da cabeça do mesmo. Mas não foi assim.

Se fosse para o homem mandar e pisar na mulher, talvez Deus tivesse feito a mulher de um pedaço da sola do pé do homem. Mas não foi assim.

Veja que Deus deu um bom exemplo para nós de como o casal deveria ser considerado.

Mas os homens não viram isso, assim com o branco não viu que Deus odeia a acepção de pessoas, ou seja, que para Deus todos somos iguais.

Os homens também não viram que o fato da mulher ser um “vaso mais frágil”, como aparece nas escrituras sagradas, não significa vaso incapacitado. Aliás, há muitas funções que a mulher desempenha muito melhor que o homem.

Contudo, não estou escrevendo pra dizer quem é melhor ou pior, mas sim pra dizer que, se a mulher é mais frágil, isso se compensa na força maior que o homem tem, e se o homem é mais “brutão”, a sensibilidade da mulher é o lado compensador.

Um depende do outro. Afinal, a humanidade é feita pelos dois sexos e um sem o outro seria o fim da existência humana.

Por que, então, não consideraram o valor da mulher durante a nossa história? Bom, essa é uma boa pergunta que talvez não consigamos responder com exatidão. Porém, há algo que podemos fazer para que tudo acabe bem (ou comece bem), isto é, nos empenhando na construção de uma história melhor a partir da agora, recheada com respeito e com a valorização de todos, sem olhar o sexo.

Só para dar um exemplo prático:

Se antes só o homem corria atrás do sustento da casa e a mulher cuidava dos afazeres domésticos, hoje vemos uma mudança acontecendo.

Como em muitos lares o trabalho e o rendimento financeiro do homem não tem sido suficiente para manter as despesas, a mulher tem saído (como o homem) e ajudado a buscar o sustento do lar, trabalhando em empresas e assumindo funções que antes só eram de homens.

Não seria interessante se os homens começassem a dividir os afazeres do lar com a mulher, uma vez que ela tem lhe ajudado na provisão financeira indo trabalhar fora de casa?
Infelizmente muitos homens não perceberam essa mudança e tem contribuído para que a mulher sofra com uma dupla (ou até tripla) jornada de trabalho.