O que é Sociologia e Sociedade?

O que é SOCIOLOGIA?
SOCIO + LOGIA = SOCIOLOGIA
“Logia” significa estudo.
“Sócio” se refere a sócio. Sócio de uma sociedade.
Assim, Sociologia significa o estudo da sociedade.

E a SOCIEDADE, o que é?
Ora,  não existe sociedade sem a existência dos sócios. Se há uma sociedade é porque existem os sócios. Se nós somos uma sociedade (a sociedade chateaubriandense), significa que nós somos sócios uns dos outros.


CONTINUE APRENDENDO CLICANDO NOS TÓPICOS  =     

Somos SÓCIOS uns dos outros.

Mas SÓCIOS em quê?
Somos sócios porque dividimos as despesas da vida em sociedade. Nós vivemos juntos no mesmo lugar e queremos que todos tenham escolas, creches, ruas limpas, polícia, lixeiras, coleta do lixo, remédios no posto de saúde, médicos etc.  Mas tudo isso custa muito dinheiro. E esse dinheiro sai do bolso de cada sócio.

E como esse dinheiro sai do BOLSO DO SÓCIO?
Simples. Todos nós pagamos os chamados impostos durante a vida inteira. Mesmo antes de precisarmos da escola, já pagávamos por ela. Mesmo que não precisemos de remédios do posto de saúde, pagamos por eles. O dinheiro dos impostos servem para construir, comprar e manter as coisas chamadas públicas.

Se existe coisa de graça, Papai Noel também existe.

Não existe NADA DE GRAÇA...
Isso mesmo. Aquilo que achamos que é de graça, na verdade, é pago por nós mesmos. Não existe mágica. O meu salário de professor de escola pública, por exemplo, é pago por vocês e, inclusive, por mim mesmo, é mole?

Coisas PÚBLICAS:
Se é chamado de PÚBLICO(A) - a escola, a praça, a polícia, a prefeita, o professor – é porque eles são sustentados pelo dinheiro do público (do imposto que sai do bolso do povo). Portanto, é nosso o direito de usar e dever de cuidar das obras públicas, pois custou nosso dinheiro. E no caso de pessoas públicas (políticos, professores etc.), podemos cobrar que façam bem o seu papel.

Para que estudar Sociologia? Qual seu objetivo?

Qual o objetivo de se estudar Sociologia?

Primeiro, para entenderemos o que é a Sociedade e como ela funciona.
Já sabemos que somos sócios (por isso somos uma sociedade) e que dividimos todas as despesas das coisas que são nossas, ou seja, tudo o que é chamado de público.

Segundo, e mais importante que o primeiro motivo, para jamais sermos enganados por alguns sócios mal intencionados.

Exemplo  1: Não se iluda quando um candidato a um cargo público (de prefeito, governador, presidente, deputados, vereadores) promete algo em campanha e cumpre o que prometeu quando eleito. Ele não fez mais do que sua obrigação, pois usou o nosso dinheiro (pagos pelos impostos). Se ele fez, cumpriu o seu papel. Ninguém tem que achar que ele é deus.

Exemplo 2: Algumas pessoas mais ricas fazem com que os menos ricos e influentes se sintam “os coitadinhos”. Quando entendemos que todos pagam para a existência da sociedade, ganhamos alto confiança em agir de igual para igual. Não se diminua.

Exemplo 3: Existem muitos sócios mal intencionados que querem ter vantagem sobre os outros. Se entendermos nosso papel social, de exigir e cobrar nosso direito, vamos trabalhar para não deixarmos que tais intenções más aconteçam.

O que é uma pessoa Alienada (alienação)?

Alienação é estar por fora, é não entender, é não compreender por que determinadas coisas acontecem e influenciam nossas vidas.
 
Imagine o cabo de uma xícara. Nunca ninguém coloca café nele, pois está sempre por fora do lugar onde o conteúdo (café) é colocado.

Se pudéssemos perguntar para o cabo qual é o gosto do café, talvez ele respondesse: “Não sei. Estou por fora!”

Com muitas pessoas é assim também. O mundo gira, vira, entorna, mexe com a vida e o bolso do sujeito e ele nem se importa em saber o que está acontecendo. Isso é alienação.

Não é algo bom. Ser alienando é dar a chance para que outros nos enganem.
O remédio para a alienação é um só: conhecimento. Quanto mais conhecimento tivermos, mais distantes ficaremos da tal alienação (ou em outras palavras: “burrice” ou um ser “tapado”).

Não é verdade que dizem que o mundo é dos espertos?  Pois é. Dos alienados é que não é, uma vez que eles são levados de um lado para o outro sem entender o que está acontecendo.

Seja esperto. Adquira conhecimento. Entenda o porquê das coisas e dê um rumo melhor para sua vida.

Quantos negros juízes você conhece?

Por que há poucos negros em cargos importantes na sociedade?

Todos nós sabemos que os Negros foram escravizados no Brasil, certo?
E você sabe dizer quando é que eles foram “libertos”?

No ano de 1888, uma lei chamada “Áurea”, assinada pela Princesa Izabel, pôs fim aos tempos de escravidão.
E se nós estamos em 2014, são apenas 125 anos que o negro é considerado gente na sociedade que sempre foi comandada pelos brancos.

São só 125 anos!  Se formos verificar talvez haja gente viva com essa idade hoje!
E desde quando há gente aqui no Brasil? Ou no mundo? Com certeza há muito mais do que 125 anos.

Isso significa que enquanto o branco dominava tudo na sociedade, o negro estava preso na senzala sem escola, sem liberdade, sem direito a ser gente etc. Até alguns brancos diziam que eles não tinham alma e que, por isso, eram como se fossem animais e, portanto, poderiam ser escravizados.
Nossa! Só podia ser ideia de um branco pra fazer isso.

Agora pense... A partir da “libertação”, em 1888, os pobres irmãos negros não receberam nenhum tipo de auxílio que os fizessem estar no mesmo nível que os brancos. Apenas disseram a eles: “Agora vocês são como um de nós brancos”.
Conta outra, né?

Eles nunca tiveram escola na senzala, mal sabiam falar direito, não sabiam trabalhar com dinheiro e, ainda, eram rejeitados pelos brancos donos dos estabelecimentos comerciais da época que, jamais, deixariam de dar emprego para um branco estudado pra contratar um negro analfabeto.

Como resultado o negro não conseguia trabalho na cidade, e agora nem nas fazendas, pois com a  libertação dos irmãos negros os donos de terras começaram a contratar os Italianos que chegavam ao Brasil para trabalharem a troco de dinheiro (salário), bem diferente do regime de escravidão que era trabalho por comida e sem qualquer tipo de liberdade. E olha que se algum quisesse fugir da senzala, ou era morto, ou apanhava em praça pública pra servir de exemplo para os demais.

Não havia como o negro estar em igualdade de condições com o branco. E, tendo que se sustentar, encaravam os piores trabalhos que apareciam, quando apareciam. E quando ninguém os contratava pra trabalhar? Bom, é daí que muitos começaram a cometer delitos (furtos) para poderem sobreviver.
Em resumo, eles ficaram mais pobres que os pobres brancos. E tendo que cuidar do sustento, o estudo ficava sempre em segundo plano, diferente do branco.

Não é à toa que hoje há poucos negros em cargos importantes, como juízes, advogados, médicos, professores etc. E não é por falta de competência deles, mas sim porque 123 anos é muito pouco pra se reerguer de um regime imposto pela sociedade branca que pouco deu de chances àqueles que antes foram tratados como animais.  

Quer saber minha opinião sobre as cotas para negros nas universidades públicas?

Bom, gostaria que elas não existissem por causa de haver uma boa educação para todos. Mas como a educação pública ainda apresenta falhas e a maioria dos negros são alunos dessa escola, e muitas vezes das periferias, então prefiro que as cotas fiquem como estão. Isto porque nas universidades públicas o que mais tem lá é branco, e muitos deles ricos.
As cotas nas universidades tem servido para forçar uma correção do mal causado, sem dó nenhuma,  à sociedade negra.